Essencialismo: A arte de viver apenas com o necessário

Você já parou para pensar na quantidade de roupas, livros, coisas e pessoas que existem na sua vida e não te acrescentam nada? Pois então, quem sabe você precise de um pouco de Essencialismo. Essa filosofia prega que se viva apenas com o necessário. A ideia é tirar da sua vida tudo aquilo que não faz diferença nela. Sabe aquele monte de coisas que você tem e que apenas estão ocupando espaço? Livre-se disso.

LEIA TAMBÉM

O PODER DA CONFIANÇA EM SI MESMO E DE SER TUDO O QUE QUISER – LEI DA ATRAÇÃO

COMO MEDITAR CORRETAMENTE? CONFIRA VERDADES E MITOS SOBRE A TÉCNICA

O que é Essencialismo?

O essencialismo, em seu sentido mais despojado, refere-se à crença de que pessoas e/ou fenômenos têm uma “essência” subjacente e imutável. Assim também refere-se à possibilidade de comportamento humano mutável. O termo essencialismo é comumente usado de três maneiras principais. Mas vamos nos ater ao conceito que nos interessa.

O essencialismo é a arte de discernir entre o ruído externo e a voz interna. Definitivamente, não é uma lista tática de gerenciamento de tarefas e tempo. É mais que isso. É uma mentalidade – um modo de vida. Infelizmente nós vivemos em um mundo onde é considerado uma coisa positiva ter mais e mais, pensando que o resultado final será maior sucesso. E isso não é verdade.

O que é Essencialismo?

De antemão, antes de consertar a maneira como você se comporta, entenda como chegou até aí. A nossa sociedade está consumida por querer mais, e é por isso que sempre assumimos coisas adicionais. Estamos enfrentando uma aliança profana entre as mídias sociais, os smartphones e o consumismo. Toda a nossa sociedade se tornou consumida pela busca indisciplinada de MAIS.

O essencialismo é uma mentalidade – assim, não é uma tática ou uma dica para fazer mais

Enfim, a mentalidade do essencialismo nos pede para nos juntarmos a um movimento. Por outro lado, não se trata de não fazer coisas ou não trabalhar. O objetivo é chamar mais atenção para o problema da mentalidade que temos. Assim, o essencialismo te acorda e ajuda a nos transformar em uma maneira totalmente nova de pensar. Logo, nos leva a viver apenas com o que é importante.

Como praticar o Essencialismo?

Pois bem, se você é consumista, talvez se incomode um pouco com o que irei revelar. O desapego dói, porque é difícil tirar coisas. Além disso, a ideia também pode ser aplicada com pessoas. Isso mesmo, a ideia é tirar do seu caminho as pessoas que não fazem diferença na sua vida. Ao decorrer da vida, vamos acumulando o “lixo” nessa jornada.

Sei que vai parecer clichê, só que vou repetir mais uma vez. “Se você não jogar fora o que não é importante, não vai ter espaço para o novo!”. Nem que esse novo seja o vazio, menores preocupações e menos problemas. Pode ser uma roupa no seu closet, um livro que ajudou muito num momento de aflição, ou uma pessoa que você amou, dor, jogue fora, desapegue! Entenda que isso FOI importante, mas é não É MAIS! Simples assim.

Dicas para manter uma vida Essencialista

Como praticar o Essencialismo?

Igualmente, um exemplo é Steve Jobs, o criador da Apple. O cara tinha grana pra mais de 10 vidas e como ele se vestia? Com a mesma camisa de gola rolê e seu bom e velho jeans. Porque? Porquê ele não tinha tempo para perder com coisas que não eram essenciais.

Sob o mesmo ponto de vista do essencialismo, mais roupas não o fariam mais ou menos inteligente. Não quero dizer que você tenha que parar de se vestir como sempre o fez, apenas quero que reflita se realmente vale a pena gastar sua energia com trocentas coisas. Essas coisas muitas vezes apenas acumulam espaço no seu armário. Fora o tempo que você leva para decidir o que vestir e o dinheiro que poderia estar sendo investido em outras coisas, como seu desenvolvimento pessoal por exemplo.

Pessoas inteligentes de verdade, gastam seu tempo com coisas e gente que vá lhe acrescentar algo importante. Isso é essencial.

Viva com menos, com menos preocupações, menos coisas, menos.

Links de sites parceiros:

As 30 melhores frases engraçadas de amor para WhatsApp e Facebook

20 Gifs engraçados para compartilhar no WhatsApp e enviar em grupos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *